DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO PIRACICABA REDE
SOLICITADO POR: Núcleo Pedagógico/Tecnologia AUTORIZADO POR: Dirigente TRANSMITIDO POR: Matheus REDE Nº: 090/2012 DATA: 16/02/2012 ASSUNTO: Cursos ProInfo Integrado - Edição 2012
Senhores Diretores,
Informamos a V.Sª que a SEE em parceria entre Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) efetuará a abertura dos Cursos ProInfo Integrado – Edição 2012 e para isto pedimos a divulgação na unidade escolar. O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e a oferta de conteúdos, recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais. O objetivo do curso é oferecer aos professores e gestores escolares, por meio de curso presencial e a distância, a utilização de recursos tecnológicos. tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).
O Curso Proinfo Integrado, processo formativo a distância de 180h, articula três etapas de formação: I - Curso Educação Digital (40h) para professores que devem se familiarizar com uso dos recursos básicos de informática e internet; II - Curso Tecnologias na Educação (100h): ensinando e aprendendo com as TIC - Esse Curso tem como objetivo principal oferecer subsídios teórico-metodológicos-práticos para que o professor: conheça/compreenda o potencial pedagógico de recursos das TIC; planeje estratégias de ensino e aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade, à resolução de problemas e ao desenvolvimento das competências, habilidades e conhecimentos esperados em cada nível/série; utilize as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos. III - Curso Elaboração de Projetos (40h) Tem como foco desenvolver atividades que interagem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam: identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula; abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico; analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC; planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo. QUEM PODE PARTICIPAR Professores Coordenadores de Oficina Pedagógica, Professores Coordenadores, Professores de Educação Básica e Gestores das escolas públicas contempladas ou não com laboratórios de informática. COMO PARTICIPAR A manifestação de interesse deverá ocorrer até o dia 26/02/2012 através do formulário de pré-inscrição, https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFdWa2k4MlJ3bVVjTThrbnJIc1daaWc6MA, para análise da demanda. A turma terá capacidade máxima de 50 candidatos e o preenchimento de vagas será priorizado pela ordem da pré-inscrição. QUANDO ACONTECERÁ O CURSO
Previsão de início: 2ª quinzena de março/2012. A carga horária presencial será realizada às segundas-feiras no período noturno, com local a ser definido. O curso será avaliado e acompanhado constantemente no ambiente de aprendizagem pelo Coordenador do curso na EFAP e no MEC.
Atenciosamente,
Marisete PC-NP de Tecnologia De Acordo
Oldack Chaves Dirigente Regional de Ensino |
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