Redes‎ > ‎Redes 2012‎ > ‎

0383-2012 - Cursos ProInfo Integrado – 2ª Edição 2012

postado em 21 de mai de 2012 07:36 por Diretoria de Ensino Piracicaba   [ atualizado em 2 de jan de 2013 11:00 por Nit Piracicaba ]

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO PIRACICABA

REDE

 

SOLICITADO POR: Núcleo Pedagógico

AUTORIZADO POR: Dirigente

TRANSMITIDO POR: Matheus

REDE Nº: 383/2012

DATA: 21/05/2012

ASSUNTO: Cursos ProInfo Integrado – 2ª Edição 2012

 

Senhores Diretores,

 

Informamos a V.Sª que a SEE em parceria entre Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) efetuará a abertura dos Cursos ProInfo Integrado – 2ª Edição de 2012 e para isto pedimos a divulgação na unidade escolar.

O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e a oferta de conteúdos, recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

O objetivo do curso é oferecer aos professores e gestores escolares, por meio de curso presencial e a distância, a utilização de recursos tecnológicos. tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).

QUEM PODE PARTICIPAR

Professores Coordenadores de Oficina Pedagógica, Professores Coordenadores, Professores de Educação Básica e Gestores das escolas públicas contempladas ou não com laboratórios de informática.

CONTEÚDO DOS MÓDULOS:

Módulo I

Curso Educação Digital (40h) para professores que devem se familiarizar com uso dos recursos de aplicativos básicos de informática e internet;

Módulo II

Curso Tecnologias na Educação (100h): ensinando e aprendendo com as TIC - Esse Curso tem como objetivo principal oferecer subsídios teórico-metodológicos-práticos para que o professor: conheça/compreenda o potencial pedagógico de recursos das TIC; planeje estratégias de ensino e aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade, à resolução de problemas e ao desenvolvimento das competências, habilidades e conhecimentos  esperados em cada nível/série; utilize as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

PRÉ-REQUISITO DO CURSISTA:

Módulo I

Ter noções básicas e habilidades no uso do computador .

Módulo II

Ter autonomia para estudar e realizar as atividades de forma online, pois o curso possui 64h a distância. Lembrando que para participar do Módulo II não é necessário ter participado do Módulo I, mas sim ter conhecimentos e habilidades suficientes para desenvolver as atividades propostas durante todo o curso.

CARGA HORÁRIA:

Módulo I – 40h, Módulo I – 40h, sendo 20h presenciais (5 encontros de 4h).

Módulo II – 100h, sendo 36h presenciais (9 encontros de 4h) e 64h a distância.

PREVISÕES:

- Encontros Presenciais: opção 1 - aos sábados, das 13h às 17h e opção 2: às segundas-feiras das 19h às 22h.

- Início: Módulo I e Módulo II, 1º de junho

- Término: Módulo I em 30 de agosto e para o Módulo II em 30 de setembro.

COMO PARTICIPAR

A manifestação de interesse 18/05/2012 até 25/05/2012 através do formulário de pré-inscrição (https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFdWa2k4MlJ3bVVjTThrbnJIc1daaWc6MA ) para análise da demanda.

A turma terá capacidade máxima de 50 candidatos e o preenchimento de vagas será priorizado pela ordem da pré-inscrição.

Observações:

1.                  Neste momento, somente um dos Módulos poderão ocorrer Módulo I ou Módulo II.

2.                  Mínimo de inscrições para abertura da turma: 30.

3.                  O curso será avaliado e acompanhado constantemente no ambiente de aprendizagem pelo Coordenador do curso na EFAP e no MEC.

 

Atenciosamente,

 

 

Marisete  - PCNP de Tecnologia

De acordo

 

 

Fabio Augusto Negreiros

Dirigente Regional de Ensino Substituto

Comments