DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO PIRACICABA
REDE
SOLICITADO POR: Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia
AUTORIZADO POR: Dirigente
TRANSMITIDO POR: Matheus
REDE Nº: 566/2012
DATA: 03/08/2012
ASSUNTO: Orientações sobre as intervenções para aumento da velocidade de Internet
Senhores Diretores,
Informamos que as escolas em anexo fazem parte do Lote 13 para aumento da velocidade da Internet. Para garantia da perfeita execução da alteração de velocidade, é importante observar os critérios e orientações descritos abaixo.
Lotes
Esse projeto é executado por lotes de escolas, encomendados à Vivo (ex Telefônica) mensalmente. Os critérios de atendimento são meramente técnicos e geográficos, e nem todas as escolas de uma DE são atendidas ao mesmo tempo e com a mesma velocidade. A lista de escolas contempladas mensalmente é informada à SEE (principalmente a CIMA) e Diretorias de Ensino para que os todos os interessados sejam notificados e possam acompanhar os processos de instalação.
Orientações
1. Em sua escola, o serviço será realizado pela Vivo, por meio de empresas parceiras. Quando o técnico visitar a escola, deverá estar identificado com crachá da empresa e apresentar a respectiva Ordem de Serviço, na qual constará a velocidade a ser fornecida à escola, definida pelas condições técnicas.
2. Pode ocorrer 1 a 3 visitas iniciais do técnico da Vivo à escola, que serão agendadas previamente. O objetivo dessas visitas é fazer vistorias de avaliação, para analisar as necessidades de equipamentos, de rack ou de cabeamento interno (na secretaria) ou externo (até a rua), em cada escola.
3. Nesse projeto poderá haver a troca e/ou instalação de modem e de roteador, em quantidades que variam conforme a nova velocidade prevista para a escola.
4. Será muito raro ocorrer, nessas visitas iniciais, a troca de equipamentos, bem como já se efetivar a alteração da velocidade.
5. No caso de ser necessária alguma reforma na rede de cabos/infraestrutura interna ou a troca do rack, esse serviço será programado e executado por uma outra empresa contratada pela FDE. A própria Vivo acionará a FDE, não há necessidade de nenhum encaminhamento por parte da escola. Quando o serviço de infraestrutura for concluído, a Vivo será acionada novamente pela FDE para retornar à escola e completar o trabalho de alteração.
6. Os equipamentos necessários poderão ser entregues pelo fabricante diretamente na escola, pelo correio, em embalagem própria com etiqueta, onde constará também o nome da Vivo. Esses equipamentos deverão ser recebidos e armazenados pela escola até a chegada do técnico. Nas escolas da Capital, os equipamentos poderão ser levados pelo próprio técnico.
7. Será considerado concluído o serviço de alteração de velocidade numa escola quando, após a conclusão do teste feito pelo técnico da Telefônica, for verificado que efetivamente há acesso à Intragov/Internet em todos os ambientes da escola. Nessa condição, a diretora poderá atestar a realização do serviço, assinando a respectiva Ordem de Serviço.
Importante:
A instalação dos novos equipamentos poderá demorar até 4 horas. Sendo assim, durante parte ou pela totalidade deste período a escola ficará com indisponibilidade de conexão com a Intragov/Internet.
Caso os novos equipamentos instalados apresentem algum problema, o técnico deverá religar os equipamentos anteriores e retornará em outra data para a execução correta do serviço.
Todos os serviços e seus respectivos técnicos deverão ser acompanhados por um responsável da escola.
Esclarecemos que os serviços serão de responsabilidade da Vivo e da empresa contratada para a execução da infraestrutura (caso este último serviço seja necessário).
Todos esses serviços serão acompanhados pela FDE até a conclusão da intervenção.
Em caso de dúvida, pedimos que a escola entre em contato com a Central de Atendimento da FDE pelo telefone 0800-7770333.
Atenciosamente,
Ana Cláudia
Diretor Técnico I – NIT
De acordo
Oldack Chaves
Dirigente Regional de Ensino