Redes‎ > ‎Redes 2012‎ > ‎

0726-2012 - Saúde Bucal - orientações

postado em 19 de set. de 2012 07:31 por Diretoria de Ensino Piracicaba   [ atualizado em 3 de jan. de 2013 04:50 por Nit Piracicaba ]

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO PIRACICABA

REDE

 

SOLICITADO POR: Núcleo Pedagógico

AUTORIZADO POR: Dirigente

TRANSMITIDO POR: Matheus

REDE Nº: 726/2012

DATA: 19/09/2012

ASSUNTO: Saúde Bucal - orientações

 

Senhores Diretores e Professores Coordenadores,

 

Retransmitimos o comunicado da CGEB:

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, por meio desta Coordenadoria, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo — CROSP — vem informar a realização do Programa e Concurso “A Saúde Bucal” – Edição 2012.

Neste ano, o Concurso “A Saúde Bucal” envolverá também alunos e professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais de todas as escolas. Assim, para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o destaque é a inclusão de novas modalidades do Concurso de modo a atender as especificidades da reorganização do ensino fundamental em 09 anos. Dessa forma, temos:

a) 1ºano – Colagens em cartolina, de qualquer cor e tamanho, relativas ao subtema “A importância do Sorriso”;

b) 2º e 3º anos – Produção de texto com curiosidades a partir da pergunta: “Você Sabia?”, em papel sulfite, de qualquer cor e tamanho, relativas aos subtema “Como ter um Belo Sorriso”;

c) 4º, 5º e 6º anos – Paródia com no máximo 15 linhas, em papel almaço pautado, relativo ao subtema “A Importância da Mastigação e da Fala”;

d) 7º, 8º e 9º anos – Jogo educativo prático e de fácil manuseio, podendo ser confeccionado em materiais diversos, relativo ao subtema “A Importância da Saúde Bucal pára a Saúde Geral”.

O foco para o Ensino Fundamental – Anos Finais está voltado para o trabalho sobre as principais questões da saúde bucodentária que se articulam ao eixo temático Ser humano e Saúde, abordado ao longo do ano letivo. Dessa forma, a abordagem do assunto compreende estrutura e funcionamento dos organismos, inter-relações dos diferentes sistemas, na perspectiva da dimensão individual e coletiva da saúde.

As modalidades que compreendem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental privilegiam a ampliação de conhecimento sobre o tema Saúde Bucal e o trabalho com cada gênero textual proposto aos alunos. Com esse intuito, são apresentadas Orientações Didáticas que contribuem para a realização das atividades propostas.

Trata-se de mais uma oportunidade na direção de modificar atitudes e práticas, voltadas para a promoção da saúde, por meio da articulação da ampliação de conhecimento e de atividades que valorizam a produção do aluno, com ênfase nas diferentes linguagens.

1ª FASE - Unidade Escolar: seleção até 28/09/2012 e envio para a DE até 11/10/2012.

 

Atenciosamente,

 

 

PCNP Davi

De acordo

 

 

Oldack Chaves

Dirigente Regional de Ensino

Comments