Redes‎ > ‎Redes 2012‎ > ‎

0754-2012 - SARESP – Aplicação de questionários para gestores de escola e professores

postado em 25 de set de 2012 12:24 por Diretoria de Ensino Piracicaba   [ atualizado em 3 de jan de 2013 04:06 por Nit Piracicaba ]

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO PIRACICABA

REDE

 

SOLICITADO POR: Supervisão

AUTORIZADO POR: Dirigente

TRANSMITIDO POR: Matheus

REDE Nº: 754/2012

DATA: 25/09/2012

ASSUNTO: SARESP – Aplicação de questionários para gestores de escola e professores

  

Senhores (as) Diretores (as),

 

Transcrevemos comunicado recebido da Equipes do Saresp/GDAE e Central de Atendimento – CIMA - SEE, solicitando especial atenção aos trechos grifados.

 

                                                                                        São Paulo, 19 de setembro de 2012

 

Prezado Dirigente Regional de Ensino

Coordenador do Saresp

Administrador de Segurança do GDAE.

 

No Saresp 2012, mais uma vez teremos a atividade de aplicação de questionários para os gestores da escola e para os professores. Os questionários destinados à equipe escolar são parte constitutiva do processo avaliativo e propiciam a análise dos fatores associados à aprendizagem. Por meio destes instrumentos são coletadas informações relativas à trajetória profissional, experiência e práticas pedagógicas, a percepção do docente sobre o funcionamento da escola, sobre as condições de trabalho, perfil socioeconômico e cultural. Serão aplicados os questionários do diretor, do professor coordenador e dos professores dos anos e disciplinas a serem avaliadas. Todos os professores deverão responder, não importando se são efetivos ou não. Esses questionários terão aplicação on-line, via plataforma web desenvolvida pela Prodesp/SEE. Haverá um instrumento específico para cada um desses profissionais.

 

É importante informar que o professor irá responder ao questionário que lhe cabe em sua escola-sede e suas respostas deverão estar relacionadas a essa escola. Se o professor é detentor de mais de um cargo e possui mais de uma escola-sede, irá responder a mais de um questionário. Ressaltamos que os professores que estão afastados ou de licença não deverão responder ao questionário. Os questionários serão disponibilizados no mês de outubro.

Contudo, para que o Sistema seja implantado de forma correta, associando o professor a sua disciplina, ano e escola, precisaremos realizar um trabalho de validação dos profissionais envolvidos na avaliação. Também terão que ser confirmados os professores coordenadores. Neste sentido, o trabalho do diretor será de fundamental importância, pois ele nos informará quais são os professores que têm sede em sua unidade escolar.

..........................................................................................................................................

 

... durante o período de 26 de setembro a 10 de outubro estará disponível no site da Secretaria da Educação, na página do Saresp 2012 no endereço http://saresp.fde.sp.gov.br/2012, um link para osQuestionários da Equipe Escolar.

 

Nesse link haverá um módulo em que o diretor terá que confirmar os professores de sua escola. Para acesso a esse módulo o diretor deverá usar sua senha do GDAE.

Sabemos que até os questionários estarem disponíveis para os professores responderem, alguns terão mudado de escola, outros terão iniciado seu trabalho, mas estas alterações de professores (que poderão ser feitas à época) serão uma minoria diante da grande parte de professores que será confirmada pelos diretores nas próximas semanas. Acreditamos que esta é a melhor maneira de conseguirmos associar o professor à sua escola.

 

Caberá ao coordenador do Saresp na Diretoria de Ensino realizar o acompanhamento do trabalho dos diretores, estando atento ao prazo para essa validação.  O módulo de Acompanhamento da Validação da Diretoria também está disponível na página do Saresp 2012, citada anteriormente, no link dos Questionários da Equipe Escolar e o acesso é feito por meio da senha do GDAE. O manual para acompanhamento da validação também está disponível no mesmo link.

 

Se surgirem dúvidas para realizar o acesso ou mesmo a validação, os diretores entrarão em contato com o administrador de segurança do GDAE na DE. *

...................................................................................................................................

 

 

 

 

 Atenciosamente,

Supervisoras Cláudia Sanches e Elaine Sachs Milano

Comissão de Avaliações Externas

 

                        De acordo

 

 

Oldack Chaves

    Dirigente Regional de Ensino

 

 

*Administrador de segurança do GDAE na DE – Ana Cláudia Nocitti,

  Apoio: Flávia

Contato: depirnit@see.sp.gov.br; fone: (19) 3437-3344

 

Comments