Redes‎ > ‎Redes 2013‎ > ‎

0707-2013 - Requerimento de Isenção Integral ou de 75% do Valor da Taxa de Inscrição para o Concurso Vestibular Unesp 2014

postado em 5 de set. de 2013 12:08 por Nit Piracicaba   [ 5 de set. de 2013 12:16 atualizado‎(s)‎ ]

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE PIRACICABA

REDE

 

SOLICITADO POR: Núcleo Pedagógico

AUTORIZADO POR: Dirigente

TRANSMITIDO POR: Flávia

REDE Nº: 0707/2013

Data: 05/09/2013

ASSUNTO: Requerimento de Isenção Integral ou de 75% do Valor da Taxa de Inscrição para o Concurso Vestibular Unesp 2014

 

Aos Colegas Professores (as) Coordenadores (as) do Ensino Médio,

Neste Concurso poderão se inscrever os portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou os que estiverem cursando o Ensino Médio ou equivalente. Os alunos de escolas públicas devem se inscrever pelo Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública. Em cada curso serão destinadas, no mínimo, 15% das vagas aos alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio ou EJA em escolas públicas.

Neste Sistema, 35% das vagas, em cada curso, serão destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e serão 1.134 vagas. Para saber quais os cursos e quantas vagas estão reservadas para os alunos egressos das escolas públicas e também o Guia de Profissões 2013, consultar o endereço eletrônico www.unesp.br/prograd e, em caso de dúvida, o telefone é (11) 5627-0245.

Os 12 primeiros classificados egressos das escolas públicas neste Concurso – 4 de cada uma das grandes áreas de conhecimento – que efetivarem matrícula, serão contemplados com bolsas de estudo durante toda a graduação.    O Manual do Candidato está disponível nos endereços eletrônicos www.vunesp.com.br/vnsp1308/ e www.unesp.br/ As inscrições para este serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico www.unesp.br/ mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento do boleto bancário. As informações sobre os Programas e as Provas estão disponibilizadas no endereço eletrônico http://www.vunesp.com.br/vnsp1308/VNSP1308_306_006561.pdf

Serão ofertadas 7.259 isenções integrais do pagamento da taxa de inscrição aos candidatos socioeconomicamente carentes e o candidato deve: a) ter concluído ou estar concluindo até 27 de janeiro de 2014 o Ensino Médio ou ter cursado o EJA em escola pública; b) ter renda média familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, por pessoa; c) morar no Estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino com sede neste Estado.

Para ter direito à isenção integral, o candidato deve preencher imprimir e assinar, o Requerimento de Solicitação de Isenção, disponível no endereço eletrônico http://www.vunesp.com.br/ das 10h00 do dia 02 às 16h00 do dia 09 de setembro de 2013. Além disso, também deverá remetê-lo por SEDEX ou por outro modo de correspondência com Aviso de Recebimento (AR) até 10 de setembro de 2013 e escrever no envelope:

VESTIBULAR UNESP 2014

REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DO VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO

RUA DONA GERMAINE BUCHARD, 515, ÁGUA BRANCA; CEP: 05002-062, São Paulo/SP.

É preciso colocar neste envelope o original ou cópia simples: a) cópia do contracheque (recibo, holerite etc) ou na impossibilidade, declaração de próprio punho dos rendimentos mensais para desempregados, autônomos ou trabalhadores no comércio informal; b) cópia do Histórico ou Declaração Escolar contendo dados da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio; c) cópia de comprovante de residência (conta de água, luz etc) para quem reside no Estado de São Paulo ou declaração de instituição de ensino sediada neste Estado comprovando o vínculo estudantil.

A avaliação dos candidatos será estabelecida a partir das respostas das questões do Questionário do Requerimento de Isenção, sendo que questões não respondidas ou não preenchidas acarretarão prejuízo na avaliação. O resultado desta solicitação será divulgado oficialmente na data prevista de 30 de setembro de 2013, no endereço eletrônico http://www.vunesp.com.br/ O requerente beneficiado com a isenção estará automaticamente inscrito no Concurso Vestibular Unesp 2014.

Para os candidatos que quiserem pedir redução de 75% da taxa de inscrição os critérios são: a) ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio ou equivalente ou em curso pré-vestibular; b) receber remuneração mensal inferior a 2 salários mínimos ou estar desempregado. O candidato que deseja solicitar este direito deverá preencher imprimir e assinar o requerimento de solicitação que estará disponível a partir do dia 16 de setembro de 2013 no endereço eletrônico http://www.vunesp.com.br/ O prazo de cadastramento dos candidatos vai até 15 de outubro de 2013.

Os interessados nesta redução cujo valor integral é de R$ 130,00 e com a mesma, os formandos de escolas públicas do Estado pagarão R$ 32,50, válido também para os alunos das escolas do Centro Paula Souza.

No envelope é preciso escrever:

VESTIBULAR UNESP 2014

REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE REDUÇÃO DO VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO

RUA DONA GERMAINE BUCHARD, 515, ÁGUA BRANCA; CEP: 05002-062, São Paulo/SP.

Neste envelope devem constar: a) certidão ou declaração expedida por instituição de ensino pública; b) carteira de identidade estudantil ou similar, expedida por instituição de ensino pública ou privada, ou por entidade de representação estudantil. Para quaisquer dos casos deverá constar no documento a data de validade; c) contracheque (holerite etc) ou recibo de pagamento por serviços prestados ou envelope de pagamento ou declaração do empregador, firmado em papel timbrado com o nome completo do empregador e carimbo do CNPJ; d) extrato de rendimento fornecido pelo INSS ou outras fontes referentes à aposentadoria, auxílio-doença, pensão pecúlio, auxílio-reclusão e previdência privada.

Na falta de um destes, extrato bancário identificado, com o valor do crédito do benefício: a) recibo de comissões, aluguéis, pró-labores e outros; b) comprovante de recebimento de pensão alimentícia. Na falta deste, extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor; c) comprovantes de benefícios concedidos por Programas Sociais, como, por exemplo, bolsa-escola, bolsa-família e cheque-cidadão; d) declaração original, assinada pelo próprio interessado, para autônomos e trabalhadores informais, contendo as seguintes informações: nome, atividade que desenvolve e local onde a executa, telefones, há quanto tempo exerce e renda bruta mensal em reais.

Quanto à comprovação da condição de desempregado, será aceito um dos seguintes documentos: a) recibos de seguro-desemprego e do FGTS; b) documentos de rescisão do último contrato de trabalho, mesmo quem temporário. No caso de contrato em Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, anexar ainda as cópias das páginas de identificação; c) declaração original, assinada pelo próprio interessado, contendo as informações a seguir: nome completo e no do RG, a última atividade exercida, local em que era executada, por quanto tempo tal atividade foi exercida e data do desligamento.

O resultado da solicitação de redução da taxa será divulgado oficialmente, na data prevista de 23 de setembro de 2013 no endereço eletrônico http://www.vunesp.com.br/ Qualquer dúvida o telefone é: (11) 3874-6300 (dias úteis das 8h00 às 20h00).

 

 

 

Atenciosamente,

Letícia Vidor de Sousa

PCNP - História

 

De Acordo

 Fábio Augusto Negreiros

Dirigente Regional de Ensino

Comments