Redes‎ > ‎Redes 2014‎ > ‎

0148-2014 - RESIDÊNCIA EDUCACIONAL – PARTICIPAÇÃO DOS RESIDENTES NO PLANEJAMENTO ESCOLAR

postado em 27 de fev. de 2014 06:19 por Diretoria de Ensino Piracicaba

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE PIRACICABA

REDE

 

 

SOLICITADO POR: Assistência Técnica

AUTORIZADO POR: Dirigente

TRANSMITIDO POR: Norberto

REDE Nº: 0148/2014

Data: 27/02/2014

ASSUNTO: RESIDÊNCIA EDUCACIONAL – PARTICIPAÇÃO DOS RESIDENTES NO PLANEJAMENTO ESCOLAR



 

Conforme já expresso no Plano de Atividades Gerais do Estagiário, que integra o Termo de Compromisso de Estágio, o residente deve participar das atividades de Planejamento/Replanejamento, o qual, segundo calendário da Secretaria da Educação, ocorrerá na próxima semana.

A partir do Planejamento da unidade escolar, cabe ao residente, em conjunto com o professor da disciplina estagiada, elaborar o seu Plano de Atividades Específico para ser desenvolvido durante a vigência de seu estágio.

Para a elaboração deste Plano, o residente deve atentar-se:

 - às diretrizes curriculares da Secretaria da Educação;

 - às orientações pedagógicas por disciplina, conforme o documento da CGEB “Orientações para o Planejamento Escolar 2014”;

- à articulação com o Projeto Pedagógico da unidade escolar;

- às necessidades de aprendizagem dos alunos da escola onde realiza o estágio, de acordo com os resultados obtidos por meio do SARESP.

Para a realização de um estágio participativo e colaborativo ao trabalho do professor da disciplina – sendo este um dos diferenciais do Programa Residência Educacional – o Plano de Atividades Específico deve contemplar ainda:

- atividades que permitam o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem de forma contextualizada e interdisciplinar, voltadas ao fortalecimento e à aplicação do Currículo da SEE;

- a articulação dos saberes teóricos aos saberes da prática pedagógica na unidade escolar, campo de estágio.

Este Plano específico de Atividades, que será um dos instrumentos à avaliação do estágio, deve ser aprovado pelo professor da unidade escolar, equipe gestora e deve constar no prontuário do residente. O acompanhamento da execução do Plano cabe ao(s) professor(es) da disciplina, à Equipe Gestora da escola (especialmente o Professor Coordenador e o Professor Coordenador de Apoio à Gestão Pedagógica) e ao Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino.

 



Atenciosamente,

Coordenação Regional do Programa Residência Educacional

 

 

De acordo

 

 

Fábio Augusto Negreiros

Dirigente Regional de Ensino

Comments